segunda-feira, 9 de março de 2009



Outra coisa interessante. Já chegou o momento. Em que não se joga mais pra permanecer. Agora vale o milhão. E o semblante da Francine foi algo nesse sentido. Ela votou de acordo com o pacto. Mas sabendo que tava cagando. Eu não acho muito inteligente grupo em BBB. Mas esse ano eles meio que foram jogados num grupo. Só que há a limitação, né? De você ficar protegido mas sem condição de briga real pelo prêmio. O grupo acovarda, invariavelmente. E a Fran votou não querendo votar. Mas ficou com medo. Sabe que tem duas semanas ainda (saída de Naná e Josi). Foi correndo se explicar pra Ana. E aí começou toda a cruzada da Naná e blá. Acho que tá na hora da Fran fazer uma jogada de campeã. Tipo a que a Ana fez com o Ralf. Vamos ver qual é. Depois, na sala, caiu a ficha dela. Que era o paredão dela. E falou que se soubesse que o benhê ia na Maíra, teria pedido pra ser emparedada com ela. Não pediu. Não foi. Barra da saia do grupo fofo e engraçadinho.

O grupo B cometeu um erro de origem. Eles atribuem o favoritismo da Ana ao fato dela ter vencido o fortíssimo Ralf. Nós sabemos que Ralf era quase uma samambaia. Mas eles dão como certa a força dele. Por um erro de origem do "chefe" Max. Eu achei mesmo que a Fran tinha muita chance esse ano. Mas ela não enfrentou nada. Nunca. No desfecho agora com Maíra, escapou pela tangente.

24 comentários:

Unknown disse...

Realmente seria uma jogada de mestre, SE ela ficasse. Mas, como ela não tem a arrogância do Max de se achar forte e a prepotência da Ana de se jogar num paredão, ela permaneceu querendo se safar da saída!

MissCheffie disse...

nao gosto nao gosto e nao gosto da Fran
Acho a Ana uma chata, mas pelo jogo, acredito que ela eh merecedora do milhao. Mesmo. torco por ela

Unknown disse...

É B de Burro.

Rakel disse...

A melhor definição do BBB q ouvi ate agora:

"Acho que a gente pode dividir os ganhadores do BBB assim. Aqueles que construíram a sua vitória. E aqueles que tiveram a sua vitória construída pelos demais participantes."

Isso resume toda burrice do B, principalmente do Max, q entrou acreditando saber de tudo p ser o campeão...

Lucio Marques disse...

VOU FALAR UMA COISA... Eu abomino a Ana. Eh a criatura mais vil, mimada, imatura, individualista e egoista que eu ja vi num bbb. Mas paradoxalmente, pra mim, ela merece o premio. Nenhum desses adversarios dela merece ganhar:
1. Max eh incrivelmente contraditorio e banana. Revela um medo incontrolavel da opiniao do publico e isso faz com que ele se esqueca do jogo e passe o tempo todo se justificando e auto-intitulando justo, imparcial, etc, etc, e nem defender a sua maior aliada, a Fran, ele defende. Ana ganha dele em iniciativa, lealdade e coragem. Max nao merece o milhao.
2. Milena tem rompantes brilhantes, mas cao que ladra nao morde, e toda a valentia que ela mostra nas conversas com o lado B nao se ve um decimo quando as situacoes requerem seu posicionamento. Obvio que a Ana sabe se defender e posicionar muito melhor que ela.Milena nao merece o milhao.
3. Fran se perdeu na briga com Maira (uma briguinha menor) e nao tem estrategia de jogo nenhuma. Queria saber o que ela fara quando a Josiane for embora (pq a Maira vai na terca). Vai ficar votando na Ana mas ai o estrago estara feito, e Ana sera conduzida ao panteao dos vencedores do BBB com total merecimento. Fran se perde por nao comprar a grande briga do jogo, que eh bater de frente com Ana e/ou Nana. Vai perder por omissao. E a Ana nunca se omite. Fran nao merece o milhao.
4. Priscila tem personalidade, garra e desprendimento. Eh a menos miope do Lado B, sabe ler o jogo. Mas nao consegue influenciar os que a cercam. Nao sabe aglutinar esforcos e criar uma frente unida. Vai perder por falta de iniciativa e posicionamento. Ana da de dez nos 2 quesitos. Priscila nao merece o milhao.
5. Josiane nem merece comentarios. Eh um zero a esquerda. Ana dormindo se expressa melhor do que ela. Josiane nao merece o milhao.
6. Flavio eh apenas um cara verborragico e defensivista. Eh que nem um tecnico retranqueiro de futebol - quase nunca leva gol (ZERO paredao ate agora) mas nao enche os olhos. Soh sabe ocupar espacos, ter visibilidade, mas a energia que dedica ao jogo nunca leva a resultados praticos, soh gera calor. Flavio nunca corre riscos, mesmo quano tem motivo para engrossar o caldo, como agora nessa discussao que comecou com Nana e esta com Ana. Da ate do ve-lo discutindo com a Ana, ela coloca ele no bolso tao facil que no fim da discussao o Flavio da um abraco nela, acha que ta tudo bem e nem percebe o papel de bobo que acabou de fazer. Ana da um banho no Flavio. Flavio nao merece o milhao.
7. Maira ja foi. E nao merecia o milhao.
8. Nana eh a unica que pode fazer frente a Ana. Eh tao desconexa e maluca que passa sinceridade pro povao. Mas tem intuicao. Colou na Ana depois do acorda que o Leo deu e isso tem se revelado altamente proveitoso para ela. Mas ja ganhou muito premio no BBB e o povo tem esse complexo de Robin Hood de dividir o pao e vai dar o milhao pra Ana. Aqueles comentarios racistas do inicio do programa, no entanto, a rebaixam. Nana nao merece o milhao.
Conclusao: Ana usa a tatica do barraco-maluco-sem-nocao pra ganhar o BBB e seus adversarios sao tao desorganizados, miopes e covardes que nao conseguem sair do enrosco que ela cria. Por essas e outras, Ana merece o milhao.

E chega de BBB. Cansei dessa merda.

Bjos,

LM

Lucero disse...

LM, chorei pra tua análise, super concordo contigo! huahus

Leo Amato disse...

Francine vai passar em silencio no BBB. Acredito que sua ultima cena foi realmente a briga com a Maira. Perdeu a chance de ouro para garantir a vaga na final.

VIDA SUPERLOCA VIDA!!!!!!! disse...

Acho q vc não prestou atenção nos comentários...o grupo B não acweitou ouvir a palavra PACTO pq isso pega mal aqui fora, eles confirmaram q combinaram de não votarem entre si, mas isso não era um PACTO e sim AMIZADE o q é MUITO diferente. Da mesma forma que Ana e Naná não se votam pela amizade q elas tem uma com a outra o grupo B tbm não se vota. Jogar para o público q eles fizeram um PACTO como fez Naná foi uma forma de queimar o filme deles aqui fora.
Agora, ME POEPE vc defender a ANa dessa forma, como se ela fosse uma heroína por ser BARRAQUEIRA e dar PITIS de adolescente mimada...pelo visto vc é daquelas que caiu na lábia do Boninhoné, e se convenceu de que a Ana é a heroína do BBB, a perseguida...sendo que com a forma em que foi feito o paredão claro que não tinha outra alternativa para os amigos a não ser votar na ÚNICA opção de voto fora da turma. Ficou evidente que eles não queria esse paredão, que a intenção deles era votar na Josi, só que para azar deles e MUITA sorte dela ela ganhou uma imunidade...todos ficaram evidentemente decepcionados, pq eles sabem q cada vez que ela vai pro paredão ela volta mais forte, e eles tem absoluta certeza de q ela volta desse, ainda mais com a Maíra...portanto, não era MESMO a escolha deles...mas enfim, eles já perceberam q a edição é favoravel a Ana e Naná, já se conformaram de perder o milhão pra uma menina mimada e chata...então, só restou a eles a amizade...e concordo com eles que devem seguir com ela até onde der!!!!

Newton disse...

kkkkkkkkkkkk

o "grupo" B faz pacto e o "antigo" A não ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

uma piada esse post e os demais comentários .

É só assistir o ppv - que eu acredito que a maioria aqui tem - que vai ver o "coitadinho do lado A" sendo tão pior qnt o B . Combinando votos, fazendo intrigas e xingando os outros participantes .

Mas isso não interessa a tão ilibida Globo e sua manipula... digo, edição .

André Alvarez disse...

Oi Mary,

Pena que só conheci seu blog agora durante o BBB9. Vc faz a análise mais interessante do jogo, sem nenhuma dúvida.

No BBB7 e 8 costumava checar sempre o DCPL, mas aquilo tá insuportável este ano. Engraçado como a miopia do Lado B contagiou muita, mas muita gente mesmo.

E olha que não torço nada pra Ana. Mas é inacreditável a falta de destreza dos demais jogadores. E, ironicamente, isso fica mais evidente, e constrangedor, nos jogadores que se julgam hábeis e inteligentes. Na boa, dá VERGONHA ALHEIA assistir a Max e Flávio.

O que acho interessante na tua análise, Mary, é essa tua visão da trajetória dos personagens. Mais do que o mérito ou a moral de cada um, o que conta pra se ganhar o BBB é a narrativa criada, o drama desenvolvido, a trajetória. E drama só se desenvolve com AÇÃO atrás de ação, não com meros perfis de personagens.

Outra coisa - essa sacada de que a formação de grupos dentro do jogo é PREJUDICIAL ao jogador é genial de tão evidente.

Posso estar errado, mas creio que até hoje só "cavaleiros solitários" ganharam o jogo. É claro, um romance sempre ajuda. Ou um aliado, um escudeiro. Mas a história a ser contada é sempre a do indíviduo.

Falam pejorativamente quem quem vence é sempre o perseguido, se fazendo de vítima e coitadinho. É besteira e verdade ao mesmo tempo. O Dhomini era insuportavelmente arrogante e metido, mas conseguiu vencer. Estava sozinho e, perseguido, fez por onde se justificar.

Acho que nessa lógica também se encaixa a Ana. Ela também construiu (e tb deram pra ela de bandeija...) essa trajetória que mistura a simbologia do Romance de Formação com o velho dilema do Bem X Mal.

Ana é a menina ingênua, boba, mimada que vai descobrindo a vida, superando adversidades, tendo revelações, aprendendo e amadurecendo durante sua trajetória. Ela tem até sua Maga Merlin (ou Mestra dos Magos se preferirem) sempre pronta a ajudá-la ou a confundi-la no caminho.

Nem mesmo acho que ela amadureceu (ou aprendeu qualquer coisa) de verdade. Mas o MITO está lá, a trajetória do HERÓI está lá (já tô até ficando metido aqui e plagiando o Joseph Campbell).

O Lado B, se não veste visceralmente o papel de vilão (como um Alberto ou aquele outro médico) acabou exercendo um contra-ponto, meio molenga, meio passivo, mas mesmo assim servindo de escada pra menininha-loira. Se não pecam pela ação, pecam pela omissão, pretensão de inteligência e covardia. No começo, MENOSPREZARAM a força da Ana. Agora, CATAPULTAM ela para o estrelato, paredão após paredão.

Muito se diz por aí que o Lado B é o único que tem uma "narrativa". Mas BBB não é sociologia, é contação de histórias, e a tal "narrativa" tem que ser sempre individual, e não do grupo. O prêmio é só um, o herói é só um.

Além do mais, como vc disse Mary, o Lado B está cheio de furos e incoerências. A tão alardeada fidelidade do grupo estava prestes a ruir. Só se fortaleceu de novo agora, com a tardia constatação da força da Ana e a falta de opções na votação.

Flávio e Max são os que enojam mais, parecem políticos profissionais - só discuro politicamente correto e nada de ações coerentes. Francine ainda desperta simpatia, na medida que é menos pretensiosa no seu jogo. Talvez devesse ser mais, pois é quem também tem potencial. E Milena e Priscila caíram no conto do pacto de amizade e vão morrer abraçadas na praia.

Enfim, mesmo se o Lado B fosse realmente consistente, ainda assim estariam fadados a não ganhar o milhão. Fazer grupo só é bom mesmo pra garantir um terceiro lugar. Muito dificilmente, um segundinho.

Desculpe a extensão, Mary, mas como não tenho blog sobre o BBB tive que descarregar tudo aqui mesmo :-). Ah, e boa a análise do LM aí em cima também.

Um abraço,

Drex

Newton disse...

A verdade é:

* existe quem assiste -> PPV
* existe quem assiste -> Globo/Multishow

Todo mundo sabe que a massa é Globo . Todo mundo sabe que a edição da Globo é parcial, não passa de um aglutinado sem ordem de fatos ocorridos na casa . Quantas e quantas vezes eles DISTORCEM os acontecimentos, mudando a ordem e contexto de falas e ações .

Tenho dó de quem só acompanha pela Globo e/ou Multishow . Pq acaba falando tanta merda, não percebe e acha que tem razão .

Newton disse...

A formação de grupos não é prejudicial . Isso é fato !

O prejudicial é a edição que a Globo faz destes grupos .

Se vc fez/faz parte dos Superpobrinhos, dos Coitadinhos, da Turminha Família . Parabéns . A Globo não vai passar as m*rdas que você e o seu grupo faz - só quando for conveniente .

Você tem que ser favorecido pela edição . Ter grupo ou não pouco importa, é simples e visível isso .

querou aquino disse...

mary, eu não vejo erro na análise que o B fez. pensa pela cabeça deles todos lá dentro: todos pensam que naiá é a forte. é a ganhadora do milhão. alguns estão ao seu lado, outros nem tanto. de uma certa forma, ninguém quer se indispor com naiá. ninguém levanta a voz, ninguém discute. todo mundo quer sempre apaziguar.

consequência disso: ana é o "robin" de naiá, é o sancho pança. o B sabe que josiane e maíra são meras coadjuvantes. da mesma forma que entre eles, eles já devem sentir que flávio é um coadjuvante (não sei se eles sabem que milena também é).

nesse momento, eu não vi brilhantismo do A. maíra e josiane deram de bandeja que iam votar na francine. naiá e ana disseram que não iam votar nela, porque não tem nada contra ela. nesse momento, era CRUCIAL que maíra e josiane usassem suas cabeças e mudassem seu voto pra milena. era óbvio que elas iam votar na milena, que é a que menos se entrosa com naiá.

o B foi com força na ana não porque francine "tinha que se colocar à frente" pra ir com maíra, mas sim porque a outra opção era naiá. eles tavam PRONTOS pra testar naiá no paredão. era a chance deles. (na verdade, eu acho que a chance deles era na semana passada, onde naiá sairia muito facilmente).

eu acho que max desestabiliza um bonito jogo que o B poderia fazer com o seu "cantar de galo". ele se acha o estrategista e só pisa na bola.

e eu acho que a ana tem que acordar pro fato de quem puxa o A é ela, e não naiá.

eu realmente não tenho escolhidos nesse bbb, mas ana e francine tão sempre lá em cima.

p.s.: francine: talvez porque ela seja viciada em maquiagem, destrambelhada e com uma queda por roupas loucas. ana: talvez porque ela seja mimada, louca e que não segura as emoções dentro de si. porque elas são MUITO que nem eu. PRONTOFALEI. :)

Newton disse...

kkkkkkkkkk Li nos outros comentário que uma moça que disse : " O lado A fala mal do B " é uma mentirosa .
Dito pela dona do post e por outras pessoas .


Pera lá, MENTIRA ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Uma coisa é torcer e defender, outra é apelar e mentir .
Chamaram, nas entrelinhas, a Priscila de puta .

A Ana fala mal de todo mundo pra Naia . E vice-versa, muito pior por sinal .

Uma coisa é debater, ou no caso desse blog querer impor, a sua opinião com quem assiste a edição . Mas quem vê o PPV sabe o qnt elas não valem nada tbm .

Uma pena vocês .

Principe disse...

Alguns contróem sua vitória ...outros tem a vitória construída pelos demais participantes...

ANA NÃO TEVE TRABALHO NENHUM...FORAM OS PARTICIPANTES QUE A TORNARAM FAVORITA...5 paredões em pouco mais de 2 meses.

Max não soube ler o jogo...Se diz tão jogador e ainda insiste em formar um paredão com uma justificativa idiota "VOU MANDAR A MAÍRA PRA TESTA-LA A POPULARIDADE DELA"...Putz...e daí vai Maíra x Ana...rsrsrs...Ele é muito bobo.

Anônimo disse...

Nesse caso, quem errou msmo foram josi e maira, poderiam ter ido em Milena, acho q Maira ganhava da Milena. Acho.
Já a Francine, se realmente queria ir com a zoiuda, devia ter falado antes por "namoradinho" dela, e o "namoradinho" ia nela (francine), com certeza. Seria uma jogada campeã. Mas o problema é q eles (ladoB) só falam as coisas depois q acontece, não peitam, não metem a cara. E nisso Ana Carolina leva vantagem, pq ela peita, sem medo de ser mal vista, sem medo de errar. Mas reclama é fato. kkkkk

querou aquino disse...

e outra que eu me lembrei, mary. se josi não fosse imunizada, naiá continuaria imunizada e talvez josi fosse pro paredão com maíra. esta não sairia com um percentual tão alto e as pessoas na casa não perceberiam o que TEM que perceber - e essa vai ser a única chance - de que:

1. maíra é uma cobra e o que ela diz/faz não deve ser seguido.
2. ana é o verdadeiro batman/don quixote, não naiá.

Tsutomo disse...

pois é, ele quer "testar a popularidade" de fulana, mas na pratica só AUMENTA a popularidade da Ana. já estou vendo Ana sendo mandada em todos os próximos paredões e tirando sistematicamente um por um.

o 'lado B' por incompetencia/burrice/sei-lá-o-que, faz a escada pra subida da Ana e depois fica lá, sem entender como pode uma menina tão "mimada e egoísta" ser popular. a leitura de jogo deles é PATETICA. eles continuam achando q josiane tem muita torcida aqui fora, q ralf era um dos favoritos, q naná 'carrega' a ana (qd é o contrario)...

aos poucos a ficha está caindo e estão percebendo o 'monstro' (ana) q eles estão criando. aí o q eles fazem??? mandam ela denovo pro paredão e ficam toda hora reclamando das edições, da produção (boninho)... admitir o erro DELES e mudar a estrategia que é bom nada.

e por fim, os newtons da vida vão internet afora defendendo-os, sem se dar conta que quem decide nos paredões é povão da rua, não as torcidas de orkut.

até mais.

Mary W. disse...

nossa, drex. obrigada por entender o q eu estou dizendo e traduzir ainda por cima de forma tao clara. vou postar, ok?

fobentes disse...

Ola Mary, em primeiro lugar quero registrar que voce tem feito a analise mais isenta e desapaixonada do BBB9. Parabens!

Queria contribuir com o debate acrescentando algumas informações:

1)Depois do ultimo paredão (saida do Ralf), Max e Flavio, disseram que estavam agora entendendo o jogo, que passaram a "enxergar" o que estava acontecendo, blá, blá, blá,.... - Se tivessem mesmo enxergado não faziam a tolice de botar de novo a ana! Estão entregando o Milhão pra ela!
2)Neste jogo não existe essa de "meus valores", "minha honra", isso não é a vida real! isso é um jogo e ponto final! Agora tem que jogar com as pessoas aqui de fora e não apenas com as de lá de dentro!
3) Esta provado, essa história de "proteger o grupo", "combinar votos", nunca dá certo! E não adianta Dizer que o outro lado faz, que o que vale é o que a Globo mostra e os votos propriamente ditos, e é fato que na hora do vamo ver, os votos do Lado A são sempre divididos! Se combinam e a globo não mostra, mas na hora eles não votam em uma só pessoa e isso é que conta pro povão aqui de fora!
4)Até semana passada o meu favorito era o MAX(nesta edição não consegui ter preferidos), só que eles estão cometendo o erro mais antigo, desde o primeiro BBB, que quem é "perseguido(a)" ganha a preferencia do Público! E Ana é a bola da vez!

Por fim, só pra constar, acho a Ana uma mala, uma chata, não conseguiria ficar 15 minutos com ela! Agora que ela ta fazendo bem o jogo com o público, isto esta!

Um abraço,

FB

Principe disse...

Tsutomo...obrigado...vc tirou as palavras da minha boca...Ana vai receber o MILHÃO numa badeja dourada pelo grupo B, que insiste em aumentar seu ibope..colocando ela num paredão ridículo com Maíra..que deixará a casa com uns 78% dos votos...E AUMENTA A POPULARIDADE DA ANA...
Na semana que vem ninguém vai querer indicar a Ana pois ela já foi em dois paredões consecutivos...isso deixa ela MAIS UMA SEMANA NA CASA. E por aí vai...até chegar na final...

Ana vai vencê-los pelo cansaço...

Mary W. disse...

FB. EXATAMENTE. na hora agá, os votos da máfia loura nao batem. e os votos do lado b sao identicos. obrigada por desenhar pro pessoal.

FE R NA_ND O disse...

quérôu, o Bial não fala mais os percentuais pra eles, então tanto faz se fosse a Ana ou a Josi. Eles não vão saber se foi um massacre e vão continuar pensando que a Ana voltou por ser aliada da Naná.

Esmeralda disse...

A diferença da Ana para a Maíra esta diminuindo no UOL, e já empatou no Terra. Será que vamos ter surpresa?
Isso mudaria todas as leituras do jogo até agora!