segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ensaio sobre a cegueira



"... não fiquei nem um pouquinho chateada de terem me dado o monstro, agora, ficar rindo da minha cara toda vez que o gato miava, eu achei completamente desnecessário. Estar no monstro já é bastante sofrimento. Desrespeitar todas as mulheres aqui da casa (e) desrespeitar a Naná que é como se fosse uma avó pra mim aqui na casa. Eu tenho certeza de que todas as mulheres que estão aqui assistindo, todas as mães, todas as senhoras, todo mundo, todas as crianças, não gostariam de ficar escutando baixarias de quinta categoria. (...) Passei 10 dias no hotel, sem contato nenhum com a minha família (...) estou aqui há 1 mês e meio, passei por 3 paredões, que é um sofrimento, e falar pra mim que agora é que você vai conhecer o que é estar dentro de um Big Brother*? Eu sei muito bem o que é estar dentro de um Big Brother..."


Eu tiro meu chapéu para a Ana e sua justificativa de indicação no André. Acho que finalmente alguém entendeu uma coisa: em BBB voto não se justifica, se vende. Você vende a sua indicação para o público, é uma idéia, um conceito, um produto (de telemarketing?). A justificativa do voto é uma peça publicitária: tem que comover as pessoas e gerar uma atitude a favor do indicador, que vai ter a sua imagem (marca) enaltecida. Então Ana explica André não como uma pessoa, mas como o símbolo da imoralidade: desrespeito às mulheres, aos idosos e até às crianças (oi?). E então ela conclui se colocando como a vítima desta imoralidade, o que, para fins práticos, significa se colocar como o povo. O povo contra a imoralidade: foi nisto que a Ana transformou a questão. É quase malufismo: a Querou disse aqui que as pesquisas mostram que o BBB é assistido por classes A e B. Classes A e B estão preocupadas com isto: o imoral, a bandidagem, a pilhagem dos seus pertences materiais e valores pessoais.

Todo mundo sacaneia tanto a Ana por conta da sua imaturidade irritante, mas o Bial já avisou nas primeiras semanas algo como os grandes personagens do BBB, vencedores ou não, narram histórias de auto-conhecimento e evolução, não foram estas palavras, mas era esta a idéia. De repente a menina loira aguada, mimada, ingênua, inimiga número 1 das formigas e com voz que opera em frequências que só os cães são capazes de ouvir, evoluiu e se tornou isto: a defensora pública.

Detesto a Ana. Quero deixar isto claro. Acho triste ter que elogiar uma pessoa tão besta. Mas ela ta mesmo jogando certo: com o público. E vai angariar mais fãs nesta função de Davi que matou dois Golias: primeiro Tom e agora André. Outra coisa que eu quero deixar claro é que não acho o que ela está fazendo inovador. Mas o que eu acho é que o discurso dela na justificativa foi absolutamente perfeito para construir esta imagem com clareza.


* - Substitua o nome Big Brother por qualquer situação adversa da vida real... o importante aqui é entender o caráter simbólico que tudo assume e como tudo ali deve ser entendido como um microcosmos da sociedade.

E é tão engraçado porque o André parece ter entrado sob encomenda para salvar a Naná. Pra ela voltar a ser protagonista e a Ana coadjuvante. A Ana simplesmente roubou esta cena para ela: aos 25 anos criando rugas em si mesma para defender a terceira idade

30 comentários:

Dangerous Waffle disse...

Eu, apesar de fã da Ana (e, se gosta ou não, é opinião de cada um), acho que ela não chega a queridinha não.
É igual novela: se colocarem pobre/negro/homossexual/feminista/etc. como vilão povo logo reclama. Mas não deixam de achar graça das piadinhas e insinuações maliciosas.
Eles querem vê-la como vilã mesmo. Querem que "a outra classe" seja vista como culpada de todos seus problemas, para poderem se eximir da própria culpa.
O André, por outro lado, é o chato que todos aturam, mas por falta de coragem, ou por não serem coisa muito diferente, todos aceitam. Sei lá, acredito nem um pouco que Naná saia, no máximo sai Josi para ter mais confusão.

Fred disse...

Racchan, a Ana não chega a queridinha pq ninguém esquece o lado chato, mimado, histérico e besta dela. Ela tem um índice de rejeição alto ainda, por isso que o milhão já não é dela, mas vai saber se isso não muda?

Werner Piana disse...

Essa Ana é um lixo. E só tá com essa bola toda graças ao Bial e à Naná.
Enfim.
Ana, tudo indica, leva o milhão... lamentável. Mas ela tá seguindo - BEM - os passos do aleminimo, de triste memoria...

abs

Dangerous Waffle disse...

Bem, eu já gostava da Ana desde sempre. Sei lá, para mim é o Max mesmo que ganha. Nem para Naná dou muita confiança.

Klein, foi isso mesmo que eu quis dizer. As pessoas não devem estar felizes pelas atitudes da Ana agora, elas devem estar irritadas porque querem que ela continue a ser a "vilã" de antes mesmo.

Fred disse...

Racchan, eu acho que ela nunca chegou ao status de vilã. Está mais para uma pessoa meramente chata e sem noção, tipo Thati Bione.

CirOn disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CirOn disse...

Não acho que ela seja como Thati Bione. Thati era conhecida por seus discursos religiosos falsos.

Ana realmente acredita em tudo que prega e prega bem, não joga coisas no ar esperando que alguém tire sentido de suas palavras. Ela não tenta parecer superior a ninguém. Tem um quê de egoísmo em algumas de suas ações, mas não podemos dizer que das brigas em qual ela tenha se envolvido na casa, alguma tenha sido em benifício próprio. Ela defendeu Alexandre e Léo. E depois defendeu Naiá e argumentou com Ralf sobre seu voto em Maíra.

Se notarmos a evolução de Ana de uma discussão para outra vemos que a moça realmente está evoluindo. Com Newton foi barraco total, com direito á "Retardado" e cacete a quatro. Com André ela argumentou sem apelar para baixarias, no grito, mas argumentou. Já com Ralf, ela nem se exaltou. Simplismente fez seu ponto, disse que não concordava com o cara e se retirou.

As pessoas tendem a chamar alguém de egoísta por muito pouco hoje em dia. Gastar sabão em pó não quer dizer muita coisa quando você briga com Deus e o mundo pra defender os seus e também se prontifica à lavar a roupa de todos mesmo não sendo obrigada e corrigir erros (reconhecidos) de provas passadas. Não se incomoda de levar o tapa na cara de Flávio ao falar que ela só ganhou o líder por causa dele, preferiu reconhecer que o cara estava certo e retribuiu como achou justo.

Engraçado com "jogar sabão em pó no jardim" ofusca todas essas qualidades da moça. Tudo bem que ela reclama de não ganhar nada no aniversário dela, e reclama de quem vota nela (vocês não reclamariam? É tipo, o golpe máximo que você pode levar lá dentro. Antes reclamar do que abraçar o cara que votou em você), mas eu acho que isso não se compara com as virtudes que a moça demonstrou até agora e a evolução de sua pessoa também.

Também não acho que faltou esportividade por parte de Ana no monstro dado por André. Pra quem ficou 60h presas numa jaula, do lado de fora da casa, no calor, com mosquitos, onde lhe serviam comida fria só para esnobar, faltar esportividade em usar uma roupa e dar um passei rápido pelo jardim em intervalos de horas? Eu realmente acredito que a exaltação se deu por que André não prestou apoio, ficou fazendo graça. E não culpo ela, mas teria manejado a situação de jeito diferente (aliás, ela estava certa em ignorar o cara, o problema foi Naía ir lá discutir e Ana calhar de defendê-la).

Portanto, longe de mim querer obrigar alguém à torcer para Ana, até por que reconheço as virtudes de outros participantes também, como a sinceridade de Priscila e o carisma de Max. Mas peço que notem essas características na Ana quando decidirem, se é que não decidiram alguém ainda, para escolher seu candidato ao prêmio máximo. Incluindo Klein, quem fez este último post. =)

Unknown disse...

MEU DEUS!!!! QUE ABSURDO!!!
Primeiro esclareço que minha participante predileta era a Nana, torcia fervorasamente para que o andré saisse, mas depois de ler esse post acho que me toquei, não sei se passou batido por vcs mas eu o li aki mesmo (logo abaixo no post em que aparece o Max e fala sobre a Fran), vejam:
"Olá adoro seu blog!

Concordo plenamente com o que você disse sobre a Nana e seus comentários "racistas"..Não há nada de errado com isso...Eu tenho quase a mesma idade do que ela (62) e na nossa época esses comentários não eram considerados racista, o que há de errado em eu opinar sobre uma religião ou cor, ainda mais quando esses comentários são comprovados cientificamente? Eu sempre teci e continuo tecendo este tipo de comentário e não vejo erro algum nisso, até acho bom que ela mostre para o Brasil, principalmente com sua experiência de vida, esse falso conceito de preconceito. Nós (idosos) vivemos nos tempos áureos e sabíamos que a raça branca sempre fora superior a negra, fazer o quê se somos mais bonitos e mais competentes? Ela exprimiu uma opinião, que retirando esse “oba-oba” de hoje com a raça negra, é completamente certo e comprovado pela história. È isso aí Nana, não deixe de demonstrar à esses jovens como eram bons os nossos tempos, sem acusações de preconceito, apenas porque falávamos a verdade...Não pensem que sou racista, tenho uma empresa e sempre tive predileção para contratar negros e judeus para trabalhos em que eles são ótimos, principalmente aqueles que exigem esforço físico...NANA torço por você, demonstre a esses jovens do que esse mundo precisa, a VERDADE!!

Almir Armandes do Nascimento"

Caraca, isso é um absurdo, é por esss eu outras q agora vou votar na NANA, continuo não a achando preconceituosa, mas a infeliz e descuidada atitude dela, fez com que os ignorantes e racistas de verdade de nosso país se espelhassem nela rotulando-a como correta...Absurdo!!! è claro que esse não foi o objetivo de nana quando fez esses comentarios, mas vejo que eles repercutiram de forma a "acender" os preconceituosos...É isso ai gente, mudança de vota AGORA, FORA NANA....

Trendy Twins disse...

Uhn, esse comentário (dentro do comentário acima) tá com mó pinta de ser coisa de fake.

Sobre a Ana, adoro. Acho ela muito chata, infantil, mas a gente vê que fala o que pensa, que é emotiva mesmo. Ela me faz rir. Já Max... sono!

beijinho, o blog de vcs é o melhor!

Ana (he)

CirOn disse...

E as pessoas ainda acham que é com o BBB que se faz justiça... Enfim. Cada um com seu cada um.

Mas essa de "um peso duas medidas" tá ficando velho já. Deve ter um monte de homem que mantém a esposa submissa rezando pro André ficar na casa. Só não expuseram seu ponto de vista aqui no Blog.

gra disse...

"Não pensem que sou racista, tenho uma empresa e sempre tive predileção para contratar negros e judeus para trabalhos em que eles são ótimos, principalmente aqueles que exigem esforço físico"

Hãã?! Como um comentário deste quilate é publicado?!

gra disse...

Anááá é café pequeno se comparada a Thati Bione. Em comum, apenas a chatice.
Ana é egocêntrica, egoísta, fútil e mimada.
Ahhh, e não passou 60 horas na jaula!!

CirOn disse...

Acho que perto de seus argumentos TÃO pertinentes, nada posso falar...

E eu acho que pelos outros pontos que mencionei, o númerod e horas torna-se irrlevante.. fikdik.

Quanto à Thati Bione, ela estuda na Estácio de Sá do Rio de Janeiro. Que calhou de ser a faculdade onde consegui uma bolsa de estudos. Thati faz direito e divide aulas comigo, entre elas Literatura Portuguesa e Libras. Acho que você pensaria duas vezes em dizer que ela é café pequeno ao ouvir a "Bione" interromper as aulas pra tomar o lugar do professor. ;)

A Rebelde disse...

OFF Tópic!

Apenas mais uma desse "belo tipo faceiro" que acabou de entrar. Vamos juntar quem foi mais capaz de falar m* em pouco tempo nesse BBB9.

Tá no site do babado (ig):

"Credo, Deus que me livre", diz André após Max propor montagem de "Brokeback", disse referindo-se ao fato dos personagens masculinos da trama terem um caso homossexual.

Detalhe, antes de dizer isso CUSPIU NO CHÃO!

Naiá e André vão entrar para a galeria dos personagens mas es$%cro#¨*tos de todos os BBBs!

A Rebelde disse...

Gente, foi mal, leia-se:

mas = mais

e eu não consegui colocar o link, mas sei que vocês acham!

Dangerous Waffle disse...

"e reclama de quem vota nela (vocês não reclamariam? É tipo, o golpe máximo que você pode levar lá dentro. Antes reclamar do que abraçar o cara que votou em você), mas eu acho que isso não se compara com as virtudes que a moça demonstrou até agora e a evolução de sua pessoa também."

Olha, sinceramente, acho isso MUITO engraçado. Sem nenhuma relação específica com a Ana nesse meu comentário, mas acho o cúmulo quando falam que é bff da pessoa mas votou nela para ver se ela melhora característica X. Paredão não é um livro que você lê e sai melhor, é uma roleta Russa. E se a pessoa sai? "Ah, te amo. Sorry por ter ajudado a te tirar daqui, bjosmeliga"

gra disse...

A retórica e a dialética acima apresentadas foram suficientes para me convencer.
Doravante serei a mais fervorosa torcedora de Ana, que me diverte demais e me motiva a assistir ao BBB.

gra disse...

a empolgação era tamanha ao falar de Anááá, que acabei não falando que ela é um poço de virtudes!!!

Felipe disse...

Hoje eu divido os participantes do BBB em 4 categorias:

Os que eu gostaria que ganhassem o milhão:
- Max
- Ana
- Priscila

Os que eu "aceitaria" que ganhassem o milhão:
- Fran
- Ralf
- Milena
- Flavio

As samambaias:
- Mirla
- Josy
- Maíra

Os que eu não gosto:
- André
- Naná

Pra mim, André e Naná representam exatamente a mesma coisa. Do mesmo jeito que Naná deu uma maneirada, André já está maneirando. Do mesmo jeito que Naná "foi criada assim", André também foi. E voto na Naná por achar que ela dificilmente pega outro paredão tão cedo, enquanto acho que André pega outro paredão semana que vem e sai.

Ps.: Desculpa me apropria do post para falar sobre Naná x André, já vou comentar sobre a postura da Ana...

Felipe disse...

Poucas vezes no BBB vi pessoas destruirem argumentos dos outros com tanta facilidade como Ana faz. As conversas dela com Ralf, a justificativa do voto no André, e várias outras conversas dela são exemplos disso.

A capacidade dela de aprender com os erros, e de tentar consertá-los também são muito importantes. E apesar de não ser tão racional, ela sacou o jogo muito melhor do que o Max por exemplo, que está perdendo a mão, ou de Flávio, que é outro que sempre posa de "grande jogador" mas perdeu a mão faz tempo.

Dá gosto ver Ana jogar, e ver como uma menina mimada desas, conseguiu sacar tanta coisa num jogo tão "devorador de criancinhas" como esse.

Outra que me surpreendeu absurdamente foi a Priscila. Apesar de numa escala de racionalidade estar abaixo de Max e Ana, suas respostas emotivas são muitas vezes melhores do que se fossem racionalizadas. Foi a única que eu vi dando um nó na argumentação da Ana até agora, e num momento super inusitado. Talvez seja um pouco de sorte, que ela faça essas coisas meio sem querer, mas mão dela está bem calibrada.

Pra mim a trajetória das duas nesse BBB é muito parecida, tendo que se livrar de pré-conceitos tão fortes (loirinha riquinha mimadinha, e morenaça gostosona marombeira), e se mostrarem duas pessoas espertas, com jogo de cintura e que se adaptaram tão bem ao jogo. E a história da evolução e auto-conhecimento se aplicam perfeitamente às das, mas não tanto ao Max, pelo menos por enquanto.

gra disse...

Dificilmente alguém mandará Naná ao paredão, infelizmente...

Unknown disse...

Minha cara Trendy, ou o que seja. Sinceramente não entendi o que você quis dizer com fake em relação ao meu comentário.
Tudo o que descrevi é verdadeiro, talvez minha cara você seja cega demais pela idade ou por não ter vivido a época em que vivi, em que suas palavras não eram levadas a toda hora como sendo preconceituosas. Na minha época não escondiamos a verdade, falavámos o que a história e a ciência já provaram. Compartilho as mesmas opiniões declaradas "infelizes" pelos comentário de um ser ignorante que acho um ABSURDO tais. Não vejo erro algum, se acho que os brancos de olhos claros são mais bonitos e sim, mais inteligentes que o restante. Não vejo absurdo algum de Naia achar um absurdo que sua filha tivesse sido deixada por uma negra. Sinceramente em nossa época isso não seria aceito ou talvez nem chegasse a ocorrer, haja vista não haver essa falsa bandeira dos negros que existe hoje. Naia, além de se demonstrar uma mulher forte, experiente, e com muita sabedoria, apenas comentou sua opinião sobre o que acha ou deixa de achar, por isso admiro a coragem dela por despertar a nação sobre a verdade!!! Dá-lher Naia, torço por ti...

gra disse...

Klein, isto aqui tá paiaçada...rsrs

Cadê a Mary?!

Giovani disse...

hahahahahaha

querou aquino disse...

valeu pela menção. :)

não sei se você viu no outro post, mas eu falei que realmente minhas memórias de infância são HORRENDAS. lembro de pedaços aqui e outros ali. então a esclerose faz misturar novelas e muito mais! :D

também não gosto da ana e também tenho que dizer que concordo, ela tá jogando bem.

ludelfuego disse...

de onde vem esse povo?

Fred disse...

Gattaca, se você entendeu que eu disse que Thati Bione e Ana são personagens idênticas, você ta precisando de aulas de interpretação de texto.

Lu, eles vem de uma boca de lobo que estourou em dia de chuva.

CirOn disse...

Não, não entendi isso.

Entendi exatamente o que está escrito. E eu diria que ela está mais para Marcela ou Antonella do BBB4. Ambas ricas, com alguns aspectos egoístas, vozes maçantes e reclamavam de quase tudo, inclusive de perucas.

Só que lá me cima quis me abster de comparações entre participantes e preferi redigir sobre Ana e somente ela. Pena que tenha me entendido mal.

Dangerous Waffle disse...

Max votou "ser você mesmo" na pergunta do dia sobre o que ele acha necessário a vencer BBB.
Só não digo que é a coisa mais funny ever porque não sei quais as outras opções. A saber: "ser você mesmo" foi a única opção votada.

Fred disse...

Gattaca, eu me referia especificamente ao fato de serem duas participantes que fazem coisas que irritam demais o público, simplesmente pelas pessoas que são. Meu paralelo era somente sobre isto.