segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009



Tem um texto do Contardo que ficou bastante conhecido. Sobre a diferença entre o moralizador e o homem moral. Ele diz que o o homem moral se impõe padrões e os segue. O moralizador quer impor aos outros os padrões que nem ele dá conta de seguir. Eu costumava chamar esse segundo tipo simplesmente de moralista. E pra mim é isso que o Newton é. Todas as ações dele dentro da casa tem esse pano de fundo. De imposição de normas. Primeito ato. Ana dá o anjo para Léo, como um reconhecimento que não deveria ter escondido o coelhinho. Qualquer um de nós ficou satisfeito. Ninguém tem que pagar forever por qualquer atitude que seja. Mas o Newton não pensou assim. Justificou seu voto MORALMENTE e continuou a acusá-la de falta de caráter. Segundo ato. Ele abandona a prova do líder para o Emanuel poder falar com o filho. Ele não simplesmente fez. Ficou buscando os aplausos da Josi, que nem tava imaginado uma papagaiada dessa. E então ele deu a ela uma aula de MORAL, dizendo que ela deveria, sim, ter pensado nisso. Terceiro ato. Priscila quer atender o telefone e se posiciona de forma inequívoca na sala. Tom vai em defesa da Mirla. E se posiciona agressivamente ao lado do telefone. E depois explica a todos, como paladino da MORAL, que os direitos devem ser iguais e etc. Quarto ato. Josi briga com ele. Fran vai consolar e ele diz pra Fran o quanto a Josi não faz o que uma namorada ideal faria. E cita episódios. De que ela não o apoiou, mas ele a apoiaria. Só ele sabe como todos devem se comportar. E alardeia. Mas aí. Quarto branco. E ele nem consegue dizer pro Léo "não saia". E Ralf roubando na prova do líder. E o que valeu pra Ana não vale pro amiguinho dele. Francamente. Fica difícil. Se há alguma invariante nesse programa, acho que é essa. Nunca um moralista venceu. Bye, Tom. Vai sair, perdendo pra Ana ainda por cima. So funny e blábláblá.

28 comentários:

Rainman Raymond disse...

queria um pouco que mirla saísse. samambaias first, tal.

mas aí eu fico vendo newton falar e se olhar no espelho fazendo biquinho pra si mesmo e a mosca morta da josi dizendo que o povo vai ver o quanto ele é carinhoso com ela, pronto, minha frieza sádica toda vai por água abaixo e eu quero muito que ele saia.

tsc.

Mary W. disse...

ai. sabe q eu preferia a saída da mirla tb. mas sem chance. ele tá saindo com 70% em todas as enquetes.

TatiPy disse...

Concordo, em parte, May W., com o que tu disse.

Tom é uma criatura dificílima de se lidar. Mas na conversa dele com a Fran, meio que entendi o ponto de vista do cara. É o ponto de vista de uma pessoa egoísta, que fica brava quando contrariada ou desafiada.

Mas não chega a ser uma pessoa má.

Ele é infantil. Tanto quanto a Ana. Se recusa a enxergar o amplo e mudar de atitude, de discurso.
Enfim, defeitos.

Qual o defeito da Mirla?

Não sabemos nada dela. A não ser o fato de que, toda a vez que ela usa um bom adjetivo para outra pessoa, o irá, antes, aplicar a si mesma.

Ela não tem personalidade alguma.
Não cria nada, não agita nada.
É uma samambaia, em suma.
E é o tipo de gente que come pelas beiradas e fica até a final do BBB, como a Elane e a Viviane ficaram com o Dhomini, lembra?

Dhomini era um mala. Fato.
Mas era superior a elas. Pelo menos, em termos de entretenimento.

Por isso, prefiro que Mirla saia.
Deu pra entender o quis dizer?

Espero que sim.

Beijos, queri!
Amo seus posts.

Mary W. disse...

taty. nao é questao de preferir, né? seu direito de torcer é sagrado etc. mas but entretanto. sorry.

Unknown disse...

To torcendo pro Ton ficar, ele sim fala o que pensa . Aquela Ana é INSUPORTÁVEL. Ele até que tem muita paciência com ela.... que guriazinha mais cheia de 'não- me- toque'

Unknown disse...

Queria mto que fosse a Mirla, mas nem tem jeito.
Ele, além de tá sendo pintado como vilão, tem toda a história de machismo, grosso etc.

O bom é que quem vai coloca-lo pra fora vai ser logo a PRISCA. E será o único líder a fazer isso \o/

Ceisa Martins disse...

Pouxa de verdade! Queria que o Newton ficasse ó!
Queria que a Ana saisse ou a Myrla. De fato eu não suporto mais a ANA, essa cara de choro dela me irrita! E a mirla, puts... me entedia só de olhar!

Beijos!

Unknown disse...

Ah, e a Ana pode se ferrar MTO com a saída do Niuto. Pq ela não vai ter mais com quem dar piti e tal.

Mary W. disse...

é paredào óbvio demais esse. nao adianta argumentar nem torcer. tipo perda de tempo mesmo. esperar terça pra ver realinhamento de josi, ralf e ana. só.

Unknown disse...

bah.. sei que é impossível o Ton ficar, mas não me conformo daquela chatonilda da Anasonça ficar tchê.

NSD disse...

Primeiro, ele tinha que ter um critério p/ mandar alguém ao paredão. Escolheu o erro da Ana. Esta que não mudou o seu escolhido p/ se desculpar, ela só mudou quando o Leo disse que se o anjo fosse p/ Naná, Ana iria ao paredão.

No segundo ato eu fecho contigo.

No terceiro ato acho que não há um certo ou um errado, há um conflito de interesses.

Quarto ato tendo a te dar razão. Mas falar mal por falar mal, todo mundo detona todo mundo lá dentro.

No quarto branco, ele pensou na sanidade do Leo, falou sim p/ ele segurar até terça, mas o fraco do Leo disse que ia surtar, daí ele falou p/ ele seguir o coração.

Ralf não roubou na prova do líder, tinham trocentas câmeras, ninjas, Bial e o Brasil inteiro vendo, foi algo tão rápido que só se descobriu bem depois.

Newton disse...

Concordo com o NSD.

A Mary acabou deixando de ser imparcial e tentou postar tudo como se o Newton fosse o "metido a moralista" .

Sendo que esse papel eh exclusivo da Ana . Aquele papinho de que : " Nao gosto de gente falsa. Nao suporto. "

La nao existe falso ou honesto . Eh um jogo . La nao existe moral, amoral ou imoral . Existe " apenas duas regras " :
* Nao agredir, deliberadamente, outro participante
* Nao quebrar, deliberadamente, qualquer objeto da casa

Ps: Eh claro que existem outras, tal qual nao poder levar oculos escuros, relogio e etc . Mas as que valem para o jogo sao essas .

O resto sobre moralismo, falsidade, jogo e etc . . .


Eh soh balela .

Andrea disse...

Rê, a Ana SEMPRE vai achar gente contra quem dar piti. Ela já tava dando ontem piti contra o Ralf.

Srta.T disse...

Eu quero que a Mirla saia. Ela é advogada né? Nessa bunda-molice toda? Sei... não acredito em advogado coitadinho. Só se ela for uma péssima advogada.

E falo com conhecimento de causa.

Daniel disse...

taty,

defina "pessoa má". seria o gargamel? well...

Sol disse...

Nos papos com a Josi, com quem Newton poderia ceder mais, é bem fácil ver como ele é cabeça dura. O cara mantém a opinião, mesmo que errada, e não ouve mais nada. Pra mim, um misto de ego com burrice.
Mas pena que ele saia, ele é conflito! Mirla no BBB é retiro.

Karla Queiroz disse...

Concordo com todo o post... mas o fato é que, apesar de tudo isso sobre o Newton, prefiro que a Ana saia. Ela não vai fazer falta, a fama dela tá ancorada nas brigas com ele.
E quem vai causar polêmica na casa se ele sair?
Boninho já disse que não quer que ele saia...

Karla Queiroz disse...

Concordo com todo o post... mas o fato é que, apesar de tudo isso sobre o Newton, prefiro que a Ana saia. Ela não vai fazer falta, a fama dela tá ancorada nas brigas com ele.
E quem vai causar polêmica na casa se ele sair?
Boninho já disse que não quer que ele saia...

fobentes disse...

"Ralf não roubou na prova do líder, tinham trocentas câmeras, ninjas, Bial e o Brasil inteiro vendo, foi algo tão rápido que só se descobriu bem depois."

Fala sério....várias pessoas já tinham dito no "forinho", o cara ouve "Acabou", todo mundo para onde esta, ele dá dois passos, joga as sandalias no cesto e ele não tentou roubar? Fala sério! Tentou e se f.... Quem manda querer dar uma de bonzão, lugar de espertalhão é a sete palmos com a boca cheia de formigas! rsrs
E o newton heim! A "falha" da ana não era proibida nas regras anunciadas na prova do anjo e em termos de BBB, o que não é proibido pode ser feito! Já o "vacilo" do Ralf, foi dito claramente, que quando o Bial dissesse Acabou, era pra todo mundo parar...e o falso moralismo de Newton...fica aonde agora? nem uma critica ao amigo/parceiro? Fala serio!

TatiPy disse...

Daniel, seu parâmetro para maldade é um personagem de desenho animado?
Quantos anos você tem?

Unknown disse...

Gente, eu sei que o chatão do Newton não merece mais muitas semanas na casa, Mary, concordei plenamente com o que você escreveu, como de praxe.

Mas sério... ele PRECISA ficar ao menos mais uma semana, a gente PRECISA ter o direito de assistir ele com um excesso de confiança insuportável da volta de um paredão, ele vai voltar CERTO que foi o menos votado e que, inclusive, ganhou da Ana de lavada.

Gente, bora votar pra Mirla sair, eu sei, ele é um chatão, mas para nós telespectadores dessa novela, com o Newton ficando vai ser garantia de mais uma semana de diversão.
E de muita troca de farpas entre ele e a Ana.

O entretenimento é nosso, pessoal.
Parafraseando a também maravilhosa Polly do Big Bosta,
bora votar compulsivamente pra Mirla que... YES WE CAN!

Unknown disse...

eu curto o Tom desde q li o perfil dele lá no site do BBB e ele mesmo falou q nao gosta de ser contrariado e q, se acontecesse, rolaria estresse. ele mesmo sabe disso e assume. nao é como Ana, mimada, futil, repetitiva e q nao se enxerga.

Daniel disse...

taty,

depois dessa, melhor encerrar a conversa por aqui. e que siga a lenda do coração bão.

Mixéu disse...

É praticamente impossível a Mirla sair. Newton deve estar com uns 70% dos votos.

Eu, sinceramente, tenho pena desse cara. Desde o começo do programa, só fez escolhas erradas e agiu de maneira a se tornar vilão, mesmo que não tenha sido essa sua intenção.

Mas, para falar a verdade, eu já via nele a imagem do vilão-mor desde o começo. Típica figura do bonitinho ordinário.

TatiPy disse...

Lenda? Coração bão?
Você tem 14 anos, né?
Do que você está falando?

Sua agressão foi diretamente a mim e gratuita. Eu só dei minha opinião. E eu nem sei qual é a sua.

Você vai aprender, quando crescer, que quando a gente discorda de idéias não precisa necessariamente ofender as pessoas.

Eu dou essa discussão (tola) por encerrado pora você poder assistir ao programa da Siri, ao Gargamel e a sua lenda favorita.
Boa adolescência!

Daniel disse...

opa opa opa,

não fiz agressão alguma. não lancei ofensas em nenhum momento, não disse nenhuma palavra ríspida nem te dei lição de moral.

mencionei o gargamel pra esclarecer que, ao contrário da siri, não acho que o bbb seja feito de corações bons e ruins. isso só acontece nos smurfs.

em suma: apenas acho inadequado usar os termos "pessoa boa" e "pessoa má" pra falar de bbb.

ps. a lenda do coração bão decidamente não é a minha favorita.

TatiPy disse...

Caralho, por que estamos discutindo? Ganhamos o que com isso?
Eu, nada.
Então, deixa pra lá!
"Coração bom", "coração ruim". Você fez uma leitura equivocada do que eu disse. O que eu tentei dizer, bêbada, dia desses, é que não via o cara como vilão, e que o entendia, de certa forma.
Foi só.
O resto foi ego.
Amigos?

Daniel disse...

amigos!