sábado, 21 de fevereiro de 2009

Another Brick in The Wall - pt 3



Já eu nem consigo me indignar. Não levo a sério. E não estou brincando e desta vez eu não estou escrevendo coisas exageradas que eu nem acredito só pra ver nego ficar puto na caixa de comentários, o que eu confesso que faço, mas se me perguntarem sobre disso na rua, eu nego. Na hora de falar sério eu não penso em teoria da conspiração, que é o que mais da para viajar e inventar teorias estapafúrdias sobre BBB quando a gente vai falar em produção e em Boninho. Todo mundo tem um louco paranóico dentro de si e eu solto o meu na hora de especular o que é que a produção do programa está pensando. Vira e mexe eu vejo vocês fazendo isto também, é divertido. Mas enfim: quando eu penso seriamente sobre o programa, geralmente acho que não é por aí.

Mas enfim, o que não me deixa indignado e eu não levo a sério, eu ainda não disse, é o tal do cowboy, o terceiro. Não é que eu não acredite que existam pessoas como ele soltas no nosso ecossistema. Porque elas existem. Mas ele chega a níveis muito extremos de caricatisse. Eu acho que as pessoas pensam as coisas que ele diz, muita gente é como o André, mas eu não vejo ninguém chamar uma senhora de "velha chata" com a gratuidade que ele faz. De repente você aí que está me lendo ve isto acontecer, mas eu não. Eu vejo as pessoas fazerem este tipo de comentário pelas costas, numa briga de trânsito, enfim, em situações de estresse. Mas não na junção das condições na cara e sem motivo aparente.

Depois disto surge então a nossa paranóia: de que o cara foi implantado pela Globo. André*, meu filho, eu vou deixar você entrar no Big Brother. A má notícia é que você não vai concorrer por um milhão: se algo der errado e você estiver na final, fica tranquilo que a gente te queima. A boa notícia é que eu to te oferecendo uma grana por fora pra você criar barraco dentro da casa. Fulana e beltrana são os alvos. Nem adianta ir em sicrano: ele não cede a este tipo de coisa, não é o perfil dele. Entra lá e bom trabalho. Eu odeio este tipo de teoria, gosto de falar que estas coisas existem mas, de verdade, eu nunca acreditei. Desta vez eu realmente cogito. Vejam o contexto: Newton sai do programa e isso é uma grande perda porque 90% das pessoas estão mais interessadas em barraco do que em jogo. Não adianta fingir que não: boa parte da audiência deste programa le revista Caras. Em casa, não é nem na fila pra cortar cabelo. Nós somos uma minoria de pessoas que querem procurar uma essência no programa (e, a bem da verdade, mesmo a gente mistura demais as coisas). Como o programa ainda está muito no começo para perder seu inimigo público número 1, a gente tem que dar um jeito de botar ele de volta. A instituição, não importa o(s) representate(s). Põe a instituição primeiro numa casa de vidro, vamos fazer a introdução, bla bla bla. E todas as enquetes dizem que o público não quer que os dois entrem. Tinha dado até na Folha isso aí! Mas aí 50 e sei lá quantos por cento do público resolvem (?) que sim, eles entram. E aí são estas duas figuras que fazem tanta questão de parecer odiáveis que, oi?, né?

Não preciso versar sobre as declarações preconceituosas e ofensivas ao extremo do André. Meu texto justifica isto, não a atitude, mas o porquê disto acontecer: se você quiser rejeitar a paranóia a respeito deles terem sido deliberadamente implantados na casa para cumprir este papel, a gente entende que, no mínimo, a produção escolheu eles porque sabia que eles seriam capazes de produzir este efeito. Isto é uma coisa óbvia no programa: as personalidades são medidas antes de escolher os participantes e o elenco está ali em função do impacto que uma personalidade pode causar sobre a outra. Muitos entram ali sem potencial para ganhar, só para cumprir um papel, ainda que o próprio ache que pode ganhar, a produção preve isto. Isto não era necessário: a gente tinha Priscila e Milena mostrando surtos por causa de ciúmes. Max perdendo a estabilidade da imagem e oscilando do herói para o vilão depois de ter "tirado" Emanuel da casa (não é verdade, ele foi o mais votado independentemente de qualquer coisa, mas a discussão dentro da casa passou a ser esta, a justificativa pública para atacar o jogador mais forte). Flávio, o maior boa praça de todos os tempos, o ex namorado de um cara chamado Max (eu deixo você ter seus namorados sim, Flavio!), praticando traições contra Milena. Naná completamente perdida, procurando papel de coadjuvante porque não sabe o que fazer desde que o Nonô saiu. Rejeição da Ana dentro e fora da casa indo às alturas e ela sobrevivendo por estar sempre no paredão com as pessoas certas (a casa mandando muito mal na hora de eliminá-la). Fran, que todo mundo aqui dizia tanto que era uma jogadora incrível, agindo como uma franga que entrou na justiça para reaver o direito de vestir penas em público.

Tanta coisa acontecendo e, agora, esquecida por todo mundo por conta de André + Maíra. Mais do que as coisas esquecidas, o que André conseguiu fazer (o que interfere no jogo, e é especificamente isto que me chateia) é anular todos estes conflitos e enredos que citei: a casa está toda em função do André. O André criou uma nova aliança que engloba praticamente todo mundo que está dentro da casa e que não é ele. Em outras palavras: o jogo está suspenso e terá sua ordem alterada. Joga no lixo todos os dias que você aí assistiu, vão servir de pouca coisa. André e Maíra alteram as alianças e desavenças: não devem ser entendidos como participantes, mas sim como um objeto da produção, o novo muro, o novo quarto branco, etc.



* - Eu também acho a Maíra caricata. Mas um bocado menos. Se fosse só por ela, eu rejeitaria pensar em teoria da conspiração

Eu me divirto com as fotos selecionadas pelos usuários do forinho. Às vezes para economizar tempo eu vou direto lá e, este ano, tem um lance de HDTV para selecionar as fotos. 24 horas por dia, o que quer dizer que você pode selecionar qualquer coisa da Globo. O que mais tem é usuário escolhendo imagem de novela. Hoje eu vi um monte de imagens da Gracyanne Barbosa. Que é uma figura que sempre me da alguma vontade de rir: sempre penso que ela é o Conan brasileiro.
Como o BBB não está se levando a sério, eu vou gastar meu tempo livre pensando nisso. No carnaval. E no Conan. Etc.

18 comentários:

Andrea disse...

Mas não é mesmo, Klein? Tipo um autor de novela escrevendo uma catástrofe natural para eliminar personagens da trama.

Gostei de brincar disso não.

ludelfuego disse...

nossa, tava pensando nisso ontem, tem coisas que só vejo na tv mesmo, tipo alguém chamar de uma senhora véia chata na cara dura e nem foi no auge da discussão. olha que trabalho com gente há anos.
Vc disse tudo, bora joga rno ixo tdo que passou. BBB começa agora.

Anônimo disse...

Menino!!! adorei o teu ponto de vista. Ontem fiquei matutando o pq dessa coisa toda? Mas não tem como negar: NO CASO DO BBB ENTRAR JÁ SABENDO METADE DO PAI-NOSSO É COVARDIA.Ele tá agindo como fã, telespectador, como a gente q dá opinião em blogs. kkkkk, e não como jogador. Vi por aí um monte de blog batendo palma pro André, dizendo q ele é o cara. MeoDeus.

Anônimo disse...

Na mosca.Mas creio que a dulpa da bolha tenha entrado com a noção que veio para balançar o tédio,mas sem ter a noção exata que sua função era servir de boneco manipulável pela produção.
Já não teria sido chamado ás falas esse cowboy de quinta se as ofensas não fizesse oibope subir?As rédeas foram afrouxadas maspodem ser encurtadas ao primeiro sinal de que o método não está surtindo efeito.E pelo jito está.
O brasileiro médio, que é o grande público do BBB, está ávido para ver reviver na telinha seus próprios dramas, suas mesquinharias diárias, sua vulgaridade enrustida,como se fosse um aval que precia ter para praticar estas condutas deploráveis sem culpa.Querem "gente como a gente" porque no seu dia a dia desrespeita pais, filhos, amigos sem constrangimento,maneirando , às vezes, por causa da recriminação que estes atos têm.
Os BBBs, com raríssimas exceções,são a caricatura de quem os assiste.São gente com péssima educação (vide Mirla, uma advogada sem qualquer formação, mal sabe se expressar,acuada sempre que defrontada com situação que advogados tiram de letra),sem princípios morais sólidos, que se movimentam conforme a situação,sem escrúpulos e sem noção do que sejam amizade, caráter e urbanidade.
A Lei de Gerson é a única lei que conhecem e acatam, todas as outras só são lembradas quando lhes favorecem.
Qualquer acontecimento, que mereceria o esquecimento imediato, é elevado ao grau máximo de indignação como desculpa, não para eliminar um jogador, mas para tornar o autor do ato um criminoso que merece o aval do público para ser eliminado.É a moral dessa gente, que transa sob lençóis sem o menor pudor,sem a menor preocupação com seus familiares, masque julga o outro com a epada de um santo.
Outros usam a dissimulação para conquistar seu público,que reage positivamente exatamente porque é cúmplice deste tipo de atitude covarde e reprovável.
Ana Carolina é o alvo constante deste BBB não porque seja mimada, tenha a voz irritante ou comete deslizes infelizes.É alvo porque representa a parcela da população que ultimamente tem sofrido grande preconceito:é branca, loira,bonita, hetero e ainda guarda certos valores morais que não admitem brincadeiras com palavras de baixo calão,com conotação sexual.Fosse uma participante que corresse para debaixo de lençóis com alguém, que fizesse simulação de striptease em cima de um homem, como fez Priscila ou simulasse um caso de amorzinho como faz Francinete, estaria em alta e não seria rejeitada pela maioria da casa.
Basta reparar quais são os participantes que mais sofrem na casa:Ana, Naià e Mirla.Por quê? Porque a falta de indecência irrita, porque não"causa", porque não movimenta a roda da imoralidade.Não há nada mais chato do que gente decente, não é?Conversaremos sobre o que com essa gente?Sobre livros,artes, política?Que coisa chata!Bom é falar sobre quem transa com quem, quem é cachorra de quem, quem faz sexo mais vezes, quanto se tirou do marido na separação,quem comeu quem na festa movida a droga, sexo e rock roll!isto sim é assunto que interessa.Especialmente ao público do programa,doido para ser protagonista dessa história sórdida, afinal de contas ele conhece como ninguém este tipo de coisa.
O cowboy não passa de um boi de piranha nesse rio de lama.Não podendo enxergar o fundo do rio, os demais participantes apenas experimentam jogar às piranhas o que consideram, por prepotência e por não poderem enxergar o próprio rabo,o boi que não faz parte da boiada(porque chegou por último).
Abraços!

Cortez disse...

Concordo plenamente.
Imaginemos o roteiro a partir da saída do Tom e, conseqüentemente, a ausência de um "vilão":
a. Casa de vidro dentro da casa. Dois novos participantes podem entrar no jogo. Eles permanecem cinco dias na casa de vidro e o que acontece? eles brigam, se desentendem e tornam-se "inimigos".
b. Mesmo com as enquetes mostrando rejeição pela entrada dos novos jogadores na casa, eles ganham o direito de fazer parte da "nave louca".
c. André, um caricato Cowboy, tipo rude, machista e sem noção, se aproxima de Max. Maíra que faz o tipo boazinha, tranquilinha, de "bom coração", de Ana.
d. André começa a provocar de forma gratuita o mini-grupo de Ana (principalmente Naiá). Maíra, por sua vez, faz a caveira do cara junto às novas amiguinhas, ou seja, bota mais lenha na fogueira.
e. Prova do líder (ao vivo em rede aberta): Ana vence.
f. Prova do anjo (só em ppv): André vence (sabe-se lá por quais critérios). Ganha um carro, objeto de desejo de todos na casa.
g. Volta pra casa e dá o monstro pra líder Ana, além de Maíra e Mirla. E fica zoando sem parar as meninas durante o castigo.
h. André briga com Naiá, Ana, Maíra e Mirla.
i. Toca o Big Phone. Quem atende? André! Ele deve indicar uma pessoa imediatamente para o Paredão. Nada de guardar segredo e tals. Na lata. Ele indica Naiá. Está garantida a tensão na casa nos próximos dias.
.........
É uma seqüência impressionante de coincidências. Não me lembro de ter havido algo assim nas outras edições. Nada contra as novidades que põem fogo no jogo mas acho que isso deveria ficar bem claro para quem assite ao programa. Acredito que a missão de André na casa é exatamente a de botar pilha e criar atritos e divisões durante uma semana. Me parece inevitável que na terça ele saia. Depois disso, talvez caberá a Maíra causar algum problema no jogo. Se não for nada disso porém, não entendo mais nada.

Carina disse...

Concordo com os coments aki. Uma estranha séire de coinscidencias pra movimentar o bbb.. klein, vc é um sonho

Luciana disse...

Bla bla bla whiskas sachê

FORA NANÁ!

Fala Sério- Xuxu disse...

Faz sentido a tua teroria, Klein.

Fala Sério- Xuxu disse...

oops, teoria.

Anônimo disse...

Um dos melhores posts que eu li sobre bbb. Tanto que é o primeiro em que eu comento, só pra elogiar. Maria B., achei seu comentário também muito pertinente e gostei da análise que você fez sobre a rejeição da ana. Não havia pensando nisso ainda e isso com certeza vai me fazer olhar o jogo de forma diferente...

querou aquino disse...

mas até aí tá afirmando o óbvio. boninho mesmo disse quando saiu na imprensa a notícia da bolha dentro da casa que era mais uma forma de intervenção do jogo. só que essa é uma forma de intervenção que tem um POTENCIAL de intervir, porque são seres humanos que estão ali. da mesma forma que nego selecionou a mirla no início achando que ela REALMENTE seria levada da breca, mas ela não cumpriu com o esperado. isso não quer dizer que as pessoas ali sejam compradas, só quer dizer que eles selecionaram melhor dessa vez.

se isso é melhor pro bbb ou não, aí não é mais comigo. eu vejo pra rir e me divertir, sinceramente acho esse povo muito engraçado em suas neuroses.

e eu vou discordar da maioria aqui, mas existem pesquisas de opinião e índice de audiência que mostram que as classes que mais assistem ao BBB são A e B. joga no google que cês acham.

pra mim, BBB é o "alívio da dor de cabeça" do mais instruído, que gosta de ver um bando de acéfalo ficar que nem hamster correndo na rodinha. é a sensação boa de ver alguém fazer o que "você" (as in qualquer pessoa) não faz - ou faz escondido. Ser piranhuda, ser desbocado, ser maquiavélico, duas caras, etc. e ter reações de verdade, não esquema novela "no final tudo acaba bem".

lembrem-se de "o dono do mundo" (se vocês tiverem idade pra isso). foi uma novela que o final ficou marcado por não ser o que sempre é - com o vilão fugindo e se dando bem. quem viveu aquela época, se lembra. eu, apesar de ter nove anos de idade, me lembro perfeitamente do reginaldo faria mandando uma banana pro brasil e se mandando.

o país infelizmente está cada vez mais acéfalo - e as novelas acompanham essa "onda". bbb virou a novela do "intelectual", porque nem sempre o mocinho ganha. vide alemão e quase gyselle.

posso estar completamente enganada, mas é só a minha opinião. :)

Fred disse...

Querou, a novela a que você se refere é Vale Tudo. Nasci em 79.

Dangerous Waffle disse...

Wow. Finalmente um blog que não esculacha a Ana (além de ser a mais verdadeira, é a que mais merece, para mim) nem dá pulinho para cada coisa que o Max fala.

Porque, né, se ele manipula, faz jogo duplo e tal, está sendo jogador e está sendo super cool na tentativa de ganhar um milhão aykilindo. Se se faz de amiguinho e namora a Fran, é super cute. Para mim ele era até legalzinho. Por uma semana, depois já cansou.
Vou super votar para o chatonildo machista sair logo na terça. Bah, manipulação ou não, Internet não gasta mesmo.

(btw, FLAX é praticamente canon)
Não sei o porquê, mas 90% das fotos de Naiana conseguem atingir níveis altos de nonsense mesmo sem nenhum comentário para acompanhar.

A Rebelde disse...

Klein,

deixei comentário sobre o cocobói no post da Mary querida. O que é essa coisa, pelamordeDeus???

Beijossssssssss

querou aquino disse...

tks klein. eu não me lembro MESMO do nome das novelas. achava que era o dono do mundo porque me lembrava da entrada do charlie chaplin. :)

Fred disse...

A entrada com Charles Chaplin era em Dono do Mundo mesmo. Você ta trocando tudo. Rs. Olha aqui: http://www.youtube.com/watch?v=w37uuQkrAa8

Unknown disse...

só uma pequena correção: o comentário nao foi "semita" foi "anti-semita"

querou aquino disse...

minhas lembranças de crianças são HORRENDAS. já havia chegado à essa conclusão faz tempo; e cada vez que eu tento me lembrar de algo, pior ainda... tô me sentindo velha esclerosada! :D