segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

[NÃO ENTENDI, CACAU VI]




sim. o bbb deste ano se destaca sim por ter a produção do programa praticamente como um integrante do grupo dos bróderes. ele não é invisível, mas atua a nível de pano de fundo em todos os momentos. não vai ganhar o milhão, mas vai até o final, explícito e forte como “personagem”. começou interferindo na composição do grupo como um ambiente de vidro com regras próprias pra selecionar integrantes pra casa; também atuou como muro e experimento psico-sociológicos A e B pra criar atritos logo nas primeiras semanas de confinamento (e que pelo jeito ainda permanece forte no imaginário dos jogares); se sofisticou como arquitetura e foi o pior dos pesadelos pra quem já estava desestabilizado psicologicamente; elege anjos mercenários; são telefones que ora atuam como castigo, ora encheção de lingüiça.

após oito edições, é nítido que os produtores perceberam que a dinâmica pode não depender somente da interação entre os participantes. não esperaram ter que fazer necessário a intervenção de xuxas ou déboras seccos pra cutucar um monte de gente inerte.

adiciona a esse “novo personagem", a liberdade dada a um apresentador, que se sente cada vez mais a vontade no pedaço. calçado de papetes, mostra-se a cada edição que passa, parcial convicto (faça-me o favor. falta de noção da total integridade da imagem da globo). o biáu, por sua vez, nesta edição, chegou descaradamente a mudar o comportamento da eu-poderia-ser-vadia-milena, para agora: garota-de-um-homem-porta-só.

TALVEZ seja necessário uma maior interferência da produção porque as pessoas TALVEZ já saibam interpretar o modus operandi de um reality show. então isso seria uma evolução do programa?? será que a presença marcante da produção ajudou a dar espaço pra pessoas agora “inteligentes”, de fato, “jogarem” em busca do milhão? se é bom ou ruim a quantidade de artifícios construídos, nem o boninho sabe.

TALVEZ eu esteja realmente louca pensando essas coisas. PORQUE. ME DIGAM. COMO, em santa consciência, COMO é possível construir essa lógica de evolução do programa se 80% das pessoas continuam a se comportar de forma irracional matando formiga com sabão em pó?

sei lá. exagerando, daqui a pouco a prova do líder será em formato SURVIVOR. tacarão fogo na merda dessa casa cafona, numa festa regada da cachaça, e tem a porra da coroa quem tiver menos de 50% do corpo em chamas.

9 comentários:

ro_supimpa disse...

Isso so evidencia que o formato esta cada vez mais desgastado. Continua rendendo? lógico. mas esta desgastado.

pense nessas pessoas do BBB9 no formato do 1º programa, com UMA festa por semana e prova apenas pro lider. sem anjo, sem big fone, sem sorteios, sem sair de casa, sem compras, sem estalecas... e veja se seria rentável?

ngm suportaria.

Daniel disse...

novela, jornal, programa esportivo, tudo muda em 10 anos. normal.

Lidi disse...

AHAHAHAHAHAHA


adoooooooooooooooooro =)

concordo mais ou menos, sabe? acho que um jogo de bons jogadores vale muito mais que um jogo de bons personagens, mesmo!

com ou sem interferência, o jogo precisa ser bom do começo ao fim e não uma plasmacera sem graça.

Mixéu disse...

Assisto ao BBB assiduamente desde a quarta edição, sendo que as três primeiras via apenas de passagem, sem dar muita importância pro programa em questão.

Você acertou no seu comentário quando disse que a produção está agindo de maneira cada vez mais intensa sobre a dinâmica do jogo. De fato, a dinâmica laissez-faire, até pelo próprio desgaste de 9 edições, levaria a uma baixa audiência, pois não haveria surpresas. O público logo se desgarraria do programa, assim como aconteceu na CASA DOS ARTISTAS.

Você também acerta ao afirmar que esse BBB9, é dos "jogadores" ou das "pessoas mais inteligentes", que seriam capazes de segurar a simpatia do público. De fato, na ausência de uma PESSOA (e não PERSONAGEM) do povo, ganhará aquele que ser o mais queridinho do público por meio de maneiras não autênticas. PORÉM, os jogadores dessa edição (Max, Francine e Flávio) perderiam facilmente em um paredão com Mara ou Cida (de outros BBB's), isto porque, definitivamente, o público não se IDENTIFICA com eles. Tem apenas simpatia pelo que aparentam ser, nada mais.

Resumindo, na falta de uma pessoa "do povão", ganhará aquele que mais souber usar a tática da personagem criada conscientemente.

Fred disse...

Nossa, é bem o que eu penso mesmo, Remi. Que não da nem pra saber se é bom ou se é ruim. O que eu acho é que tem mais a ver com a PROPOSTA do programa, essa coisa do foco no jogo e na produção. Por outro lado, não é o que a gente está acostumado a ver, gostar, esperar, etc... mas ta na cara que esse BBB era pra ser uma coisa diferente dos outros 8.

Mary W. disse...

melhor post sobre bbb q eu já li.

Daniel disse...

"Eu sou extremamente orgulhoso, eu não falo com a minha irmã há oito anos porque ela vacilou comigo."

Max tá começando a liberar the dark side!

Andrea disse...

Ana ficou três anos sem falar com o irmão. Como diria Ralf-bêbado: QUEM SELECIONOU ESSA GENTE?

Magda Rocha. disse...

TACA FOGO NO PUTEIRO.