segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


Pedro Bial diz: "Se você quer tirar a Ana Carolina, ligue para bla bla bla bla bla... se você quer excluir a Naiá, então ligue para etc etc etc etc etc etc... mas se você quiser DETONAR o Norberto, então ligue para número número número número".

Você tem respectivamente os seres humanos, o mundo e Deus. Que são os participantes do programa, a casa e os telespectadores e o Pedro Bial. Se ele quer, ele faz, não adianta ficar bravo. Ele manipula a gente nos menores detalhes sem a gente nem perceber. To sempre de olho nas palavras que ele usa para dizer estas coisas porque revelam muito das intenções dele, o que ele quer que o seu mundo faça a partir do sétimo dia.

Ana Carolina não faz grande diferença, é quase peso morto. Mas pode contribuir com algo: vide polêmicas da prova do coelhinho e escândalos contra Newton pós paredão. Vó Naiá é a figura mais irritante e odiável da casa. Ta na cara que está nas mãos dela criar enredo pra esse programa. Se tem uma pessoa que o Bial não quer que saia é a vó Naiá: BBB não é nada sem Doutor Gê, sem Urso, etc. Então, para ela sair, você tem que excluir alguém da sociedade, e é muito feio excluir alguém. O Norberto não jogou com o Bial: sumiu do convívio da casa*, então não é um personagem interessante para o BBB e não está cumprindo a função para a qual foi contratado. Então parece uma boa idéia DETONAR ele esta semana: tipo malhação do Judas, vamos dar ao povo (nós, o mundo), uma oportunidade de expressar raiva. O Bial sabe que não existe pessoa no (seu) mundo que não se divirta participando de um apedrejamento em praça pública.

Não é a respeito de popularidade dos participantes. Não é a respeito de jogo. É a respeito de ibope. É disso que o Bial gosta e é para isto que Ele trabalha.


* - Assumo aqui minha culpa. De ter afirmado que isto poderia ser bom para ele agora e que o sumiço faria ele ser esquecido um pouco. Ledo engano. Só não consegui entender por que a casa ve ele como um grande jogador. Ele é manipulador sim, mas todo mundo percebe que ele está tentando manipular as pessoas e isto faz dele não um grande jogador, mas sim uma ameaça - ou seja: um péssimo jogador.

E Ele não vai contar as porcentagens de votos de Naiá e Ana Carolina no caso de saída do Norberto. Ele no máximo diz que "alguém teve tantos por cento" se este for um número alto. E a Naiá vai acreditar que quem teve o tal número alto foi a Ana Carolina. A graça do paredão triplo é essa: gera os maiores erros de interpretação possíveis dentro da casa.

11 comentários:

Andrea disse...

Não acho a Ana peso morto, mas achei o post brilhante. Análise do discurso explica mesmo quase tudo na vida.

Klein disse...

De certa forma eu mesmo já afirmei que ela não é de todo peso morto. Ela mexe no jogo sim - mas não a favor dela própria.

Zaki disse...

Acho que não caiu a ficha da Carol que o Leo poderia tê-la protegida. Estava claro para todos que o Newton ia na nela. Achei esta atitude dele negativa e egoísta, pois ele sabia que ela o protegeria.
Pode ser que outros espectadores peguem isso tb e que daí possa sair uma favorita do público.

Andrea disse...

O público tende mesmo a proteger injustiçados mas meia hora de Ana fazendo compras no mercado BBB geram fácil dois minutos de edição altamente queimativa. Ela não conhece noções mínimas de democracia e vida em comunidade e eu acho que vai ser esse o grande enredo, só não decidi se ela vai se dar bem ou mal.

Também parei de fazer apostas depois que o Brasil deixou a puta e tirou a virgem.

O programa tá super emocionante , mesmo no ppv apenas.

arl1982 disse...

"Ana Carolina não faz grande diferença, é quase peso morto."


NOT!

e o que dizer de Mirla, Alexandre, Ralf? kkkkkkkkkkk

taah disse...

eu axu q qm deve sair é a ana , ela é muito sem graça...

Daniel disse...

também não concordo que a ana seja peso morto. nossa musa jurerê internacional já tá conseguindo puxar léo e emanuel pro lado dela, o que pode ser bem interessante pra despertar ainda mais a ira de francine. acho que esse embate tem MUITO futuro.

pororokiinha disse...

GENTE ODIEI, TO VOTANDO DIRETO PARA O NORBERTO SAIR!
AS AMIGAS, NAIA E ANA PRECISAM FICA!
E VÃO, AO QUE TUDO INDICA NAS ENQUETES, ACHEI UMA INJUSTIÇA COLOCAREM AS DUAS JUNTAS NO PAREDÃO. PORRA ;@
AINDA MAIS DPS DA ANA TER DADO O ANJO PARA O LEO, QUE POXA MANDOU A AMIGA DELA PARA O PAREDÃO, CARALHOOOOO... AI O BONITÃO DO LEO AINDA IMUNIZA A FRANga A "AMIGUINHA" DELE ¬¬
AH FAÇE-ME O FAVOR, PRQ ELE NAO IMUNIZOU A ANA? CUSTAVA ELE RETRIBUIR O ANJO QUE ELE GANHOU DELA E EVEITADO O PAREDÃO ENTRE ELA E A AMIGA DELA?
BURRICE DA ANA, TER DADO O ANJO PARA ELE, PRQ SO DE RUIM POR TER INDICADO MINHA AMIGA NAO DARIA O ANJO A ELE AINDA MAIS SABENDO QUE EU IRIA SER EMPAREDADA COM A NAIA,HUMINLDI ESSA ANA!
KKKKKKKKKK, AGORA A CARA DA FRAN NOSSA, A VONTADE QUE EU TINHA ERA DE ENTRAR NA TV E DAR UNS BONS TAPAS NA CARA DELA PARA ELA TOMAR VERGONHA NA CARA DELA E PARAR DE FICAR SE FAZENDO DE COITADA, "AI TO ME SINTINDO AMEAÇADA DE IR AO PAREDAO, " ( PALAVRAS DELA)
QUE IDIOTA, TODOS LA VAO PARA O PAREDAO! NAO ADIANTA CHORAR, NEM FICAR COM CARA DE CÚ, A HORA DELA VAI CHEGAR *-*
QUE EXEMPLO A NAIA, FOI PARA O PAREDAO FELZ DA VIDA, SEM MEDO DIFERENTEMENTE DA FRANga... AI QUE ODIO DAQUELA GAROTA!
E FOI BOM O BIAL TER DADO UM FORA EM TODOS QUE JULGARAM A ANA POR TER ESCONDIDO O COELHINHO DA FRAN, TODOS ESCONDERAM A ANA NAO FOI A UNICA!
AAAAAAAAAAAAAH, FRAN ENFIA O COELHINHO NO MEIO DO C*
E O TOM? GENTE FIQUEI PASSADA COM A INDICAÇÃO DELE, CUSTAVA ELE TER DITO QUE O VERDADEIRO MOTIVO DE TER INDICADO A ANA? AGORA AQUELA DISCULPINHA DELE, NAO ENGOLI... É OUTRO QUE ESTA NA MINHA LISTA NEGRA! E O MAX TBM, COM NEGOCIO DE "MAXIMINIZAR" - O_O
MAXIMINIZAR OQUE MAX? SÓ SE FOR O TOBA DELE!
PRIranha FORAAAAAAA JAAAAAA ;@@
PARABENS PELO BLOGGG, BJKS :*

Mary W. disse...

tb acho q além do newton, a francine pode ser oponente da ana.

Zeno disse...

Klein, a Mirla e a Milena são pesos, eu não diria mortos, mas dormentes. A Loira se criou no jogo a partir do momento coelho. Não é que foi sem querer, mas foi, simplesmente foi. Na casa, é uma pasmaceira o dia inteiro e é preciso fazer alguma coisa. Qualquer "coisa" que se faça e seja diferente da pasmaceira produz algum resultado, inexperado, mas gerador para os 20 minutos de edição. E acho que o único com condições de prever, ainda que de vez em quando, algum possível andamento de jogo é o Max.

Sérgio St. Tavares disse...

Olha W., gostei muito do seu comentário, por essa análise teoria da comunicação, que eu adoro e inclusive estudo.

Essa história do Bial dar ÊNFASE em alguns nomes pode bem fazer sentido.

Agora, o que eu pediria encarecidamente que você fizesse, utilizando sua mente especializada nessas estratégias, é pensar (se vc ja pensa nisso, é falar) sobre a questão das imunizações e indicações que não são por votação.

Porque eu tava vendo hoje o status de todo mundo. Um é imunizado, outro ganha imunização, outro é indicado pro paredão.

A história do telefone, o que você acha? Simplesmente acho que eles têm uma resposta diferente para cada pessoa que atende o telefone. Se a Vovó Naiá atender o telefone, pode virar líder na hora. Coisa do tipo.

Mas continua com a idéia, aí. Vou ler agora sobre a estratégia da Fran. Eu sei que este programa é uma merda. Mas é uma merda porque tá na TV aberta, desviando a atenção de tanta coisa mais importante. Se fosse uma coisa mais paralela, eu acharia uma ótima maneira de se ver como é esse comportamento universal.

Não sei se voce é enxadrista, mas vai lá: é como um jogo de xadrez; um rei que pouco se move, uma rainha com acesso a todas as casas e ao rei. Dois bispos, mais próximos da corte. Dois cavalos, mais agressivos. E duas torres, fortes com comportamentos mais previsíveis.

Pra finalizar, uma frase do Tartakower, um enxadrista russo que resumiu jogadores em quatro categorias, e isso ajuda pra ver quem é e quem vai ser interessante no decorrer do jogo:

Jogadores fracos que não sabem que são fracos; são ignorantes - evite-os.
Jogadores fracos que sabem que são fracos; são inteligentes - ajude-os.
Jogadores fortes que não sabem que são fortes; são modestos - respeite-os.
Jogadores fortes que sabem que são fortes; são sábios - siga-os.